Notícias, dicas e informações
Importância das árvores nativas
Vamos começar enfatizando a riqueza do solo brasileiro, nós temos a flora mais diversificada do mundo! E nesse artigo vamos falar da importância das árvores nativas. Mas afinal, o que são árvores nativas?
Uma espécie nativa recebe esse nome por ser uma planta natural da região em que vive, ou seja, elas nascem e se desenvolvem em um ecossistema, mas isso não quer dizer que ela não possa estar presente entre outras regiões.
Os benefícios para o meio ambiente seriam gigantes se todos nós plantássemos árvores nativas. Na mata atlântica encontramos cerca de 500 espécies de árvores nativas, muitas delas frutíferas.
Uma árvore adulta absorve 250 litros de água por dia e transpira 400 litros, melhorando o microclima da região, o vapor se junta às partículas contaminadas que estão no ar e se acumulam nas nuvens, eliminando assim os poluentes do ar.
Suas raízes profundas impedem a erosão, que nada mais é do que o deslocamento de terra de um lugar para o outro, devido a ação natural do sol, ventos e principalmente da água da chuva.
Outra característica dessas plantas é a resistência a pragas, seu mecanismo de defesa natural auxilia no combate destes seres nocivos.
Como citado, a diversidade de árvores nativas é enorme, as mais conhecidas em nossa região são: pata de vaca, quaresmeira, manacá da serra, ipê branco, ipê amarelo, entre outras.
Aqui no Atacadão das Plantas você encontra a árvore ideal para seu espaço. Adquira suas mudas, o ambiente agradece!
Escrito por Aline Pacagnelli