Notícias, dicas e informações
Como escolher as trepadeiras?
As trepadeiras são verdadeiras amigas da decoração. Afinal, elas apresentam uma enorme variedade de espécies, cores e folhagens.
As trepadeiras ficaram famosas graças ao conceito urban jungle. Que, justamente para aqueles que desejam colocar no ambiente urbano, um pouco mais de verde e frescor. Aliás, vale destacar que este conceito está cada vez mais famoso tanto com os profissionais e aspirantes na área.
O que são as trepadeiras?
Plantas arbustivas, como o próprio nome diz, elas costumam se enramar de forma fixa ou enrolada. Em alguns casos, precisam de um suporte para ter um desenvolvimento pleno. Por isso, geralmente, seu cultivo necessita da cultura de tutores, uma estaca de madeira e arames para amarrar e sustentar o crescimento da planta.
Há várias variações desta planta e que podem apresentar diversificações nos caules, tipos de folhas e ainda, flores. Como:
Trepadeiras volúveis
Aqui, os arbustos crescem em espiral. Portanto, é necessário fornecer um suporte, a depender do ambiente, elas podem enramar em canos e tubos. Dessa maneira, os galhos ficam suspensos e pendentes, podendo crescer até o teto.
Trepadeiras sarmentosas
Apresentam ramos fixos em suportes tutores, amarradas em madeiras finas ou agregadas em outras raízes. Aliás, a planta jiboia é uma destas espécies.
Trepadeiras tipos cipó
Possui caules longos e endurecidos que também pedem suporte. São mais pesadas e com poder de crescimento abundante.
Portanto, após conhecermos as categorias destas plantas encantadoras, conheça os tipos e as funções que essas plantas podem ocupar.
Trepadeiras suspensas em pergolado
O pergolado é uma estrutura que pode ser com vários tipos de madeira. Deste modo, é presente em construções recentes, e é muito comum encontrá-lo em jardins e áreas externas. Aqui, os arbustos se entrelaçam nas treliças e dão um toque especial a qualquer ambiente.
Nessa estrutura, você pode plantar as espécies Alamanda, Mandevilla e Amor Agarradinho. Elas que florescem em diversos tons de cores, como amarelas e rosadas. Para complementar a ornamentação, você pode incluir a trepadeira jiboia, casando as folhas esverdeadas com a floração.
Paisagismo de jardins verticais, fachadas e muros
O uso dessas plantas para essas finalidades garante ao ambiente uma maior oxigenação, dando uma sensação refrescante à casa. Por isso, espécies como a Unha de gato, hera, trombeta chinesa, vão te ajudar nessa função.
Pronto! Agora, sabendo dos tipos, escolha a variação que mais lhe agrada, use e abuse das trepadeiras em sua decoração. Afinal, elas darão um ar robusto, natural e rústico para o seu lar. Por fim, elas serão suas aliadas na hora de adornar seu cantinho verde.